Demora no estorno gera indenização por danos morais

Uma consumidora fez compras no site da C&A porém não havia produto em estoque, tendo a loja que cancelar o pedido e reembolsar a consumidora. ?

?Contudo, após muitas tentativas, a loja não efetuou o estorno no cartão da consumidora e somente após acionado o PROCON a empresa ressarciu a quantia paga. ?

?Como a loja demorou meses para efetuar o reembolso e somente agiu após provocação do PROCON, a consumidora ingressou judicialmente pleiteando indenização por danos morais em razão do desvio produtivo. ?

?Mas afinal, o que é desvio produtivo? ?

?Desvio Produtivo é o nome dado a PERDA DE TEMPO ÚTIL DO CONSUMIDOR.?

?Assim, todo tempo desperdiçado pelo consumidor para solução de problemas gerados por maus fornecedores constitui dano e deve ser indenizado. ?

?Para isso, salve essas dicas: ?

?- Anote protocolos de ligações e atendimentos online;?

– Sempre que possível, grave as ligações;?

– Salve as trocas de e-mails e mensagens com a empresa;?

– Prefira procurar atendimentos online ou por ligação para utilizar como elemento de prova;?

– Caso tenha que ir presencialmente na empresa, tire fotos juntamente com um comprovante da data (ex. Jornal, extrato bancário, recibo);?

-Em posse desses documentos, procure um advogado de sua confiança.?

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A perda de tempo útil do consumidor deve ser indenizada ainda com base na teoria do “punitive damages” ou “danos punitivos”, que significa aplicar uma sanção à empresa como forma de coibir a repetição do desrespeito ao consumidor. ?

Fonte: Jusbrasil.com